sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Modas, modinhas e modos.

 Moda, o que é moda? Segundo o dicionário paidosburros, moda é/são variações contínuas de pouca duração que ocorrem na forma de certos elementos culturais (habitação, fala, recreação etc.). Resumindo essa definição, significa mudanças de modos de uma sociedade por um determinado tempo. No Brasil, isso ocorre frequentemente, principalmente com jovens e adolescentes, pois são estes os maiores seguidores de tendências (modas). Quem não se lembra por exemplo da moda Linkin Park, Cpm-22? Em que todos se vestiam de skatistas, e ouviam o som da boa e velha banda de rock. Época essa que era por volta de 2005/6. Logo mesmo possuindo esse estilo, os adolescentes ainda obtinham uma conciência do que estava a sua volta, do seu futuro e afins.
  Os anos se passaram e em 2007 a banda que pegou foi Strike,  já dita pela sociedade como "emo" porém ainda "emo" não era um certo tipo de modismo. Em 2008 Nx zero invadiu Brasil com seu som altamente mélodico e junto com essa banda, explodiu a mais nova moda no Brasil: o emo. Como uma doença essa moda foi se espalhando, até que você podia achar um emo na rua sempre que saísse de casa. Nx não teve muito tempo de vida - uma vez dita como moda-, sendo que Fresno também veio ao cenário musical brasileiro, com quase o mesmo estilo de música e de se vestir. Ai você me pergunta, Rodrigo, qual a diferença entre eles? Olha, eu também não sei, pelo que as minhas amigas falam, a única diferença entre os dois era apenas, que os integrantes do fresno eram mais "bonitos". Logo, em um curto prazo de tempo, uma banda não passaria ser valorizada pelo seu arranjo musical (pela sua pegada - para os músicos) mas sim pela beleza dos seus integrantes.
  O que o Brasil não esperava é que isso estaria por piorar. Surge em 2009 a banda ci(s)ne. Qual o estilo de música? Happy-rock (existe isso?). O que essa banda trouxe de novo ao Brasil, foi a moda colorida. E para ser sincero não me importo com isso. Não ligo da forma que se vestem. Mas me importo da forma como agem, como falam, como andam, como estudam, como pensam. Seguir uma moda, não é ruim, até porque qualquer coisa que você fizer/vestir/falar vai fazer parte de uma moda. O ruim é quando uma geração toda se perde por causa de uma coisa que não faz o menor sentido.
 Quando digo geração estou falando das pessoas que hoje, generalizo, porque como se não bastasse a destruição do rock e derivados, ainda vem por cima o funk carioca. E os ouvidores desse tipo de música  também possuem um estilo, em que falam em igual ladrões, agem como ladrões, mas possuem 14,15,16 anos. A vida desses é possuir muito dinheiro, para comprar muitas peças de uma determinada marca - que começa com O- , para se exibirem como se fossem vitrines, e serem "temidos" por todos.
 O que me indago é que seja pelo qual moda você segue, parece que estas modas prejudicam a sociedade de uma certa maneira. Sendo pelo qual, essas duas modas que eu citei, não se importam com seu próprio futuro, não ligam para os estudos, não ligam para o que vai ser do amanhã, não respeitam os pais (nem os pais respeitam os filhos)  sendo assim, esses mesmos partem para a vida adoidado, e o resultado de tudo isso é o que deu na twitcam dia 25/07, (dois adolescentes se exibindo na camêra para um público grande) consequencia desse ato? Cadeia!
 Se você segue esse tipo de moda, entenda que eu não te abomino. Pelo contrário, te respeito como qualquer outro, mas pare e pense no que você esta fazendo da sua vida, ainda tem tempo, de desistir dessa moda que você segue porque outros seguem, e no futuro não ter "tanta" vergonha do seu passado. Estude, leia algo que não seja crepúsculo ou playboy, e respeite o próximo. Assim todos vão te olhar com outros olhos! Tente ;]

Uf !


 -------

Ei pessoal! Como vão? Fiquei um dia sem atualizar o blog, porque realmente eu estava cansado. Gosto de escrever de madruga e ontem acabei indo dormir as 21:00.
Bom, novidades! Já temos um novo colunista! Uma na verdade, ela estuda comigo, e é uma ótima escritora (a melhor aluna da classe em redação, FILHA DA MÃE!) e logo mais ela estará aqui se apresentando!
Obrigado por todos que estão votando seja na enquete, seja avaliando os textos. 
Agradeço mais uma vez por você que está me dando uma forcinha aqui! :D 
É isso ai galera até mais! Espero que goste! 
Fui!




5 comentários:

  1. eu já disse que eu não sabia que você escrevia bem? já, né? pois é, você escreve bem.

    ResponderExcluir
  2. incrível Ro.
    amo ler suas "reflexões particulares".
    Continue...

    ResponderExcluir
  3. E eu que antes acreditava em talento, agora acredito é em sorte! Como uns caras desses podem fazer tanto sucesso?

    ResponderExcluir
  4. É uma das minhas perguntas também talita. E carol, mais uma vez obg!

    ResponderExcluir