terça-feira, 17 de agosto de 2010

Livros, estudos e preocupação.

Vestibular, uma coisa impossível! Ao auge dos meus 17 anos, o assunto mais falado por mim, e por meus colegas não poderia ser nada mais que vestibular. Algo especifico como uma prova, em que resumidamente falando decide o resto da sua vida. É algo que você não pode pular, algo que você não pode escapar, ele está ai, para te amedrontar, seja no seu sonho, seja na vida real.
 Nesta prova, vários assuntos são abordados e todas as matérias já vistas no ensino médio são aplicadas, a fim de você obter uma vaga na faculdade, logo esta observa se você está apto a estudar nela, ou não. A coisa é muito simples, por exemplo, a FUVEST (Fundação Universitária para Vestibular) a prova considerada por quase todos que eu conheço -o vestibular mais difícil a ser aprovado-  é divido por 2 fases, a primeira fase geralmente em Outubro, caracteriza-se por ser uma prova de múltiplas alternativas, e a segunda manuscrita em Janeiro ; nisto se você não atinge o nível de pontuação de seu curso, você está fora. Isso mesmo, sem chance de voltar atrás, todos esses anos que você passou "estudando" na sua escola significa uma coisa: nada.
Isso quer dizer que você é: burro, mula, anta, sem cultura, preguiçoso, vagabundo? Necessariamente não, mas a sociedade acaba vendo um jovem (18 anos ou mais) que não cursa uma boa faculdade assim, sociedade esta que vão desde família, à conhecidos e amigos.
 Não acho sinceramente que o vestibular é algo ruim, algo que não deveria acontecer, mas é uma coisa que nos coloca em posição de medo, de ansiedade e até leva um ser humano à angustia. É muita pressão, algo que realmente todo adolescente tem medo (não conheço um que não tenha). Mas eu trato isso apenas com uma fase, claro me preocupo, estudotento e me dedico a ler atualidades e tudo mais, mas a questão que eu me pergunto em relação a isso é: A que ponto podem julgar um ser humano? Por um teste, em que por apenas 1 ponto, ou 5 pontos (tanto faz) você não passa? Ou simplesmente pela questão étnica? Não é "quase" a mesma coisa?  É um ponto a se perceber, algo para se refletir, e algo para você estudar.
 
Livros pra que te quero!


     Queria neste post já, agradecer a você que leu o primeiro post, gostou, e veio falar comigo! Agradeço de verdade a força! Se gostaram, ou se tiverem uma opinião do assunto, não deixe de comentar aqui mesmo a fim de eu passe a entender seu ponto de vista, e avalie, bom, ruim ou interessante!
Obrigado realmente! Até a próxima!

Abaixo alguns links de bandas que ando escutando muito, estilo screamol e também uma de rap indicada pelo meu grande amigo Jônatas, que hoje cursa a faculdade na usp! (SAFAADO!)







    3 comentários: